Blog

Home » Blog

Você segue uma rotina de horários para as refeições?

Muitas pessoas gostam de seguir uma rotina de horários para refeições, enquanto outras preferem respeitar o corpo e comer apenas quando sentem fome. Nesse texto gostaria de compartilhar alguns casos e situações, com as quais já me deparei durante minha experiência como nutricionista. Antes de tudo gostaria de dizer que não existem regras, cada corpo é um corpo e cada pessoa possui sua realidade individual. 

Uma situação bem comum são pessoas que sentem fome o tempo todo e que costumam dar várias beliscadas entre uma refeição e outra. Neste caso, é interessante ter uma rotina, para ter um maior controle dos alimentos ingeridos.

Já no caso de pessoas mais ansiosas, que se sentem pressionadas com um horário certo para se alimentar, principalmente, na espera entre uma refeição e outra, eu aconselharia que houvesse um preparo anterior. Por exemplo, antes de sair de casa, já levar consigo uma fruta ou uma outra opção de alimento saudável para o lanche da tarde, esse preparo já evitaria a ingestão de alimentos não tão saudáveis durante o dia. Por isso, acredito que para perfil de pessoas o preparo e as escolhas de compras no mercado são mais importantes do que uma rotina de horários de alimentação.

Outra situação, é que muitas pessoas se deparam no dia a dia é sentir uma fomezinha no final da tarde que dá vontade de comer até o pé da mesa. Nessa situação faço uma reflexão: 

Como foram as suas últimas refeições?

Muitas vezes nos deparamos com essa situação por falta de preparo prévio. Ou seja, nos alimentamos mal no almoço, ingerindo alimentos pobres em fibras, e ainda não fazemos um lanche da tarde. 

Por fim, repito mais uma vez não existe regra, devemos sempre fazer um exercício diário e nos questionar: Estou com fome mesmo ou estou com vontade?

Minha dica é aguçar seus sentidos e sua auto percepção, devemos nos respeitar, respeite sua fome, ou seja, se senti-la você deve saná-la, e respeite seu sentimento de saciedade, por exemplo, se sentir que está satisfeito, não precisa comer tudo o que você preparou. Como tudo na vida, o autoconhecimento é a chave para viver de maneira saudável e feliz.