Blog
Home » Blog
Dá para conservar frutas e legumes por mais tempo?
Em entrevista ao Jornal Bom dia Cidade, Denise Real deu dicas de como conservar e preservar os nutrientes dos alimentos.
O tomate por exemplo, por conta da entre safa acaba tendo um aumenta no preço, e ficando mais verdinho. Por isso, quando encontramos um preço melhor o ideal é levar uma quantidade maior e congelar.
“Mas antes eu sugiro que os legumes e hortaliças sejam higienizadas e como ao congelar não vamos estar consumindo da forma fresca, e sim como molhos ou em preparos de pratos como tortas, omeletes e outros, recomendo o uso da técnica do branqueamento, pois ela preserva mais as propriedades dos alimentos, conserva-los e matar os microorganismos” explica Denise Real.
Branqueamento – coloque os legumes e folhas em água fervente e depois na água gelada, para depois congelar.
Com relação as frutas, que duram pouco tempo e são mais sensíveis, como o caqui e o morango, o ideal é sempre guardar na geladeira ou preparar uma compota ou geleia, além de congela para fazer sucos.
” Vale destacar que, como o mamão, por exemplo, o melhor é cortar apenas o pedaço que for consumir e deixar a outra parte com a casca e as sementes, pois evita a oxidação e conserva mais as proproedades dos alimentos. Pode deixá-lo também na geladeira” finaliza a nutricionista.
Veja a matéria completa: