Blog

Home » Blog

Você acha que cirurgia bariátrica é a cura para obesidade?

Muitos pacientes que estão para passar pela cirurgia bariátrica, ou estão no pós operatório, comentam no consultório que tem ou tinham a expectativa de que o procedimento da cirurgia os deixara imunes quanto à obesidade, sem se preocupara muito com a alimentação.

 

Realmente isso é um pensamento infundado, pois a cirurgia mais comum, feita pelos especialistas da área é a “sleevegastrectomy”, que é um tipo de cirurgia bariátrica realizada geralmente por vide laparoscopia, que consiste na retirada de parte do estômago, sendo irreversível, que com essa redução gera um religamento direto no intestino, que terá uma parte dele, ficando sem contato com os alimentos.

 

O que na prática vai fazer toda diferença e influenciar na absorção doa alimentos. Por isso, o paciente pós bariátrico, terá que se atentar as preferências alimentares e escolhas após a cirurgia.

 

Segundo a Sociedade Brasileira Metabólica o Brasil é o segundo país do mundo que realiza esse procedimento. E que muitas vezes o paciente, volta a velhos hábitos, mesmo que em porções menores, e mantem uma refeição pouco rica em nutrientes.

 

Muitos bariátricos, comem porções menores, mas de pão, doces, massas e voltam a ter hábitos antigos, o que indica que mesmo após o procedimento, eles não mudaram hábitos e não adquiriram consciência sobre os riscos que esses hábitos podem representar para sua saúde, o que pode acometer e trazer deficiências nutricionais, causar colesterol, gordura no ficado e diabete.

 

Vale reforçar que a cirurgia bariátrica não deixa o paciente imune de desenvolver outras doenças, o que vai melhorar e desenvolver uma melhor qualidade de vida, são os hábitos alimentares, associados a melhora na qualidade do sono e atividade física regular.

 

Obvio que essa mudança não é fácil, e como o procedimento cirúrgico é rápido o corpo, precisa de tempo para registrar essa mudança por completo. Por isso, a importância do acompanhamento pré e pós cirúrgico com um nutricionista, pois ele é o profissional capacitado para avaliar as necessidades nutricionais de cada pessoa e montar um plano sobre medida e personalizado.

 

Gostaram da das informações? Fez sentido para vocês? Querem mais conteúdo?

 

Enviem suas dúvidas para o meu e e-mail e me acompanhem nas redes sociais.